Saúde estética na menopausa

saude-estetica-na-menopausa

Se o assunto é aparência física, podemos dizer que as mulheres de hoje estão cada vez mais jovens. Isso é resultado dos tempos atuais: exercícios físicos, boa alimentação e os recursos da medicina estética contribuem para que as mulheres permaneçam com aparência jovem por mais tempo.

Menopausa não é uma doença, mas um período da vida da mulher que precisa ter uma atitude positiva e um pouco de planejamento para atravessar esta fase com mais qualidade. E importante que a preparação se dê logo no aparecimento dos primeiros sintomas. De um lado estão as terapias convencionais e do outro os tratamentos atualizados que contam com toda a tecnologia dos dermocosméticos e nutracêuticos.

Atualmente a prevenção do envelhecimento da pele tem se tornado mais eficaz com a utilização de substâncias tanto oral como tópicas, com o uso de antioxidantes que irão minimizar o impacto de radicais livres sobre o DNA célula da pele neutralizando seus danos. Os cuidados com o ressecamento da pele, flacidez, obesidade, hoje já é possível amenizar com a alta tecnologia existente, assim como fogachos e a osteoporose serem amenizados e tratados.

A reposição hormonal desde que acompanhada é muito benéfica para tratar a intensidade dos sintomas, porém existe alternativas para aquelas que não podem repor hormônios, como a fitoterapia: a isoflavonas de soja, a cimicifuga racemosa, a tintura de amora e também alguns medicamentos homeopáticos podem ser úteis. Corrigir os sintomas é necessário para se obter uma melhor qualidade de vida e passar por essa fase com tranquilidade. Contudo conhecer e principalmente, aceitar o corpo, respeitando sua fase cronológica, continua sendo fundamental para a manutenção e preservação da saúde.

Eloísa Simões Silva

Farmacêutica com especialização em Farmácia Magistral, homeopatia e Florais de Bach, sócia- proprietária da Phamavida Farmácia de Manipulação em Mogi Guaçu e Estiva Gerbi

Alessandra Pansani Guerra Molina

Farmacêutica com especialização em Farmácia Magistral, Cosméticos e Florais de Bach, sócia-proprietária do Phamavida Farmácia de Manipulação em Mogi Guaçu e Estiva Gerbi